Secretária reforça importância de programas sociais de MS em evento com ministro da Cidadania

Categoria: Geral | Publicado: terça-feira, junho 28, 2022 as 10:19 | Voltar

O Mais Social, programa do Governo do Estado em prol de famílias em vulnerabilidade social, foi destacado pela titular da Secretaria do Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), Elisa Cleia Nobre, durante evento na tarde de segunda-feira (20), em Dourados, com o ministro da Cidadania, Ronaldo Bento. A Jornada Auxilio Brasil contou com mobilização da Sedhast para que técnicos de vários municípios de Mato Grosso do Sul participassem de capacitação com a equipe do ministério.

“Com performance firme e entendimento entre as diferentes esferas de governo, estamos nos preocupando e auxiliando as famílias que mais precisam. Programas sociais do Governo Federal, como o Auxilio Brasil e a diminuição de imposto em contas de luz, se somam aos nossos programas como o Mais Social e o Energia Social, que paga integralmente a conta de luz de famílias em vulnerabilidade social. São somas que no fim multiplicam a capacidade dessas famílias, proporcionando dignidade e qualidade de vida”, ressaltou a secretária.

A deputada federal, Teresa Cristina, também presente no evento, reforçou o compromisso dos técnicos e servidores da assistência social nos 79 municípios sul-mato-grossenses. “Em tempos de pandemia vocês são o primeiro elo e estão lá fornecendo as informações e auxiliando as famílias”, disse.

Novo modelo do cartão também foi apresentado

Fechando a mesa de abertura, o ministro da Cidadania disse que programas de transferência de renda devem ser um trampolim e não uma ancora na vida das pessoas. “O trabalho de cada um da assistência social é fundamental para que chegue [o benefício] para quem mais precisa. O Auxilio Brasil é gigante. O dinheiro é do cidadão brasileiro e esse tem que voltar para ele, gerando dignidade para a nossa população”, finalizou.

Mais de 170 mil famílias recebem o Auxílio Brasil em MS, das quais 90% são chefiadas por mulheres. Na oportunidade o Ministério da Cidadania liberou ainda R$ 5 milhões de reais em recursos e equipamentos, para cidades como Campo Grande, Dourados, Corumbá e Ponta Porã.

Também participaram do evento o prefeito de Dourados, Alan Guedes, José Mário Antunes, secretário municipal de Assistência Social de Campo Grande (SAS), Luciana Siqueira, secretária Nacional de Atenção a Primeira Infância, Kamilla Nunes, coordenadora de Proteção Social Básica da Sedhastalém de representantes de parlamentares federais e de prefeituras de MS.

Leomar Alves Rosa, Sedhast

Fotos: Monique Alves